top of page

DEVO ME PREOCUPAR COM OS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS DA MINHA EMPRESA INATIVA?


Se você, empresário, resolveu desativar sua operação comercial por um CNPJ mas existem débitos tributários a acertar, SIM, esta deve ser uma preocupação a ser resolvida.

Vamos avaliar alguns cenários.


Cenário 1: PAREI DE OPERAR NUM CNPJ PARA OPERAR EM OUTRO, MAS NO MESMO ENDEREÇO E COM A MESMA ATIVIDADE.

Planejamento muito comum mas que rapidamente se torna inadequado pois as dívidas tributárias alcançam a nova empresa e, ainda pior, podem alcançar o patrimônio dos sócios e administradores.


Cenário 2: ABRI OUTRO CNPJ EM OUTRO ENDEREÇO PARA CONTINUAR A ATIVIDADE

Embora possa parecer que tudo está resolvido, é um planejamento de alto risco e muito manjado. Diversas vezes se apresenta como algo oportuno ou necessário para se poder trabalhar, porque a cobrança de tributos acumulados pode travar o seu negócio.

Entretanto sempre ficam vínculos entre a atividade anterior e a atual que sem dúvidas serão percebidos pela inteligência da Receita e as dívidas tributárias do primeiro CNPJ alcançarão o patrimônio dos sócios, administradores e a nova empresa.

Cenário 3: FECHEI MINHA EMPRESA E RESOLVI DEIXAR AS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS PARA LÁ!

Também muito comum mas que implica em responsabilidade direta dos sócios e administradores e seu patrimônio pessoal.

E a pergunta que fica, O QUE DEVO FAZER?!

A resposta óbvia: DEPENDE.

É preciso entender o que você empresário planeja para o seu negócio para que seja possível dar uma resposta assertiva e que atenda aos seus objetivos.


Pensando apenas em segurança patrimonial, a melhor opção é PAGAR. Atualmente existe a possibilidade de negociações extraordinárias com descontos relevantes e alongamento do prazo para pagamento que podem caber em seu fluxo de caixa.

Também é possível avaliar se existem dívidas tributárias já prescritas, comumente chamadas de “caducadas”, ou que logo devem prescrever mas não há previsão de que serão cobradas.


Ainda existem outras possibilidades que podem se encaixar na realidade atual do seu negócio conforme o planejamento estratégico para o futuro.


É preciso avaliar cada situação com um especialista que poderá orientá-lo da melhor maneira a atender sua realidade.

Não espere mais. Entre já em contato com a nossa equipe!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page